
Repetindo o exercício efectuado, aquando das Legislativas… E retomando as mesmas subjectivas circunscrições geográficas, considerando como freguesias do norte concelhio as de Ala, Arcas, Corujas, Esdroso, Espadanedo, Ferreira, Lamas, Lamalonga, Murçós, Podence, Soutelo Mourisco, Vilarinho de Agrochão e Vilarinho do Monte. Em termos globais, a coligação PSD-CDS venceu com 57,26% dos votos expressos, contra 38,2% de votos no PS. A primeira força política foi a mais votada em 11 das 13 freguesias, constituindo Vilarinho de Agrochão e Ala as duas excepções “rosas” a esta “onda laranjo-azulada”. No respeitante a Juntas de Freguesia, apenas 11 foram a votos, excluindo-se Soutelo Mourisco e Vilarinho do Monte por deterem, respectivamente, 124 e 105 eleitores recenseados, possuindo enquadramento legal nas freguesias com menos de 150 votantes constando das listas de recenseamento e que, por tal, passam a ter direito a Plenário da População. As listas apresentadas pelo PS saíram vencedoras em Vilarinho de Agrochão e Lamalonga. Nesta última freguesia, assume aspectos de curiosidade o facto de assumirem uma postura camarária “laranjo-azulada” e, pelo contrário, outra “rosa” na que à Junta respeita (fenómeno contrário ocorreu em Ala). Ressalta deste conjunto de freguesias a predominância da chamada “direita”, onde em 7 delas o PSD-CDS consegue votações acima dos 60%, destacando claramente Edroso, o bastião “laranjo-azulado” destas Autárquicas macedenses com 80% dos votos. Na cauda, surge Soutelo Mourisco com 45,83%. Não espanta que seja em Edroso que o PS consegue a sua pior performance, com 13,33%. Na posição oposta, Vilarinho de Agrochão presenteia os “rosas” com 50,46%. A CDU possui, nesta região, uma votação residual, quedando-se pelos 1,14%, sendo Podence a freguesia onde conseguem mais adeptos, com 3,24%. Por sua vez, Soutelo Mourisco, Vilarinho do Monte e Espadanedo não querem nada com a coligação da foice-martelo com o girassol.

Edroso surge de novo no top ao ser a freguesia recordista, em termos percentuais dos protestantes votos em branco, atinginda aqui a fasquia dos 3,33% (em valores absolutos, é Lamalonga que detém a primazia, com 7 votos em branco). No top surge, também, Soutelo Mourisco, com uns inusuais 16,67% de votos nulos, representados pelo máximo absoluto de 8 votos, só igualável pelo mesmo número em Lamas. O PA (aquela força política obscura dos abstencionistas), não foi, desta vez, a força mais “votada”, ficando em segundo lugar do pódio, com uns magníficos 39,31%. Contudo, ganhou por larga margem em Soutelo Mourisco, a recordista da abstenção, com 61,29% dos eleitores a não se incomodarem com a gestão autárquica. Em sentido inverso, surge Vilarinho de Agrochão, onde o PA se ficou por uns extraordinários 23,78%. Esta região possui 4175 eleitores recenseados (correspondendo a 21,65% do total concelhio), tendo votado nestas autárquicas, 2534 eleitores, contribuindo para 22,24% do total de votos no concelho.

No que concerne às duas maiores forças partidárias (PSD-CDS e PS), a contribuição desta região para os respectivos totais concelhios cifrou-se, respectivamente, em 23,6% e 21,94%, acentuando a tendência já evidenciada em anteriores eleições de voto mais à “direita”. Já os votos na CDU representam, apenas, 8,55% do total de votos nesta coligação em todo o concelho, sendo clarividente a pouca implantação desta força política no setentrião concelhio. Finalmente, esta região não é a que contribui mais para os protestos em forma de votos em branco ou nulos, limitando-se a, respectivamente, 15,42% e 19,58% a sua influência para a totalidade destes votos a nível concelhio.

Uma nota final para Ala e Lamalonga, as únicas freguesias que registam um número de recenseados acima do meio milhar, detendo também a exclusividade de o total de votantes efectivos se situar acima da fasquia das três centenas. E um alerta para Edroso, muito perto do limiar que a poderá incluir no grupo onde já estão Vilarinho do Monte e Soutelo Mourisco. Sintomas da interioridade, do envelhecimento e da deserção de gente…
Sem comentários:
Enviar um comentário