Bem Vindo às Cousas

Puri, se tchigou às COUSAS, beio pur'um magosto ou um bilhó, pur'um azedo ou um butelo, ou pur um cibinho d'izco d'adobo. Se calha, tamém hai puri irbanços, tchítcharos, repolgas, um carólo e ua pinga. As COUSAS num le dão c'o colheroto nim c'ua cajata nim cu'as'tanazes. Num alomba ua lostra nim um biqueiro nas gâmbias. Sêmos um tantinho 'stoubados, dàs bezes 'spritados, tchotchos e lapouços. S'aqui bem num fica sim nos arraiolos ou o meringalho. Nim apanha almorródias nim galiqueira. « - Anda'di, Amigo! Trai ua nabalha, assenta-te no motcho e incerta ó pão. Falemus e bubemus um copo até canearmos e nus pintcharmus pró lado! Nas COUSAS num se fica cum larota, nim sede nim couratcho d'ideias» SEJA BEM-VINDO AO MUNDO DAS COUSAS. COUSAS MACEDENSES E TRASMONTANAS, RECORDAÇÕES, UM PEDAÇO DE UM REINO MARAVILHOSO E UMA AMÁLGAMA DE IDEIAS. CONTAMOS COM AS SUAS :







sexta-feira, 22 de maio de 2009

Cousas do novo Código da Vinci de D'Ana Brown Jorge

A Irmandade de Sancto Benedicto de Olissipo persiste em adiar a revelação do Segredo... Após mais de cinco séculos de intermináveis lutas pela sua posse, o Deão Corrigia de Campus, num assomo de coragem, decide partilhar com os esquecidos transmontanos o segredo do helix pteron... Logo o Grão-Mestre Σωκράτης, vulgo Sokrates, instruíu a substituta do infame Campus, Hanna Georgius, para a promoção da política do "dourar a pílula", com o claro intuito de demonstrar ao povo do distrito sem auto-estradas que a teoria evolucionista de Darwin deveria ter as suas excepções. Contudo, a aproximação do crucial momento em que os pretensos membros da raça asinina se aprestam para depositar uns papelinhos dotados de quadrículas para assinalar com uma cruz, conduziu a uma inusual incursão de Hanna Georgius ao Reino do Esquecimento. Rapidamente o mesmo se transformou no Reino de Torga, sendo invadido de promessas de não encerramento de unidades hospitalares e da dotação de melhores meios, entre os quais o helix pteron projectado por Da Vinci. Um descuido reprovável permitiu ao centro de espionagem da Ordem dos Hospitalários Macedenses ter acesso ao Segredo tão habilmente guardado durante séculos. De imediato, foi convocada uma reuniâo de emergência com as cúpulas da clandestina organização dos Hospitalários Macedenses. Na mesma foi decidido investigar as consequências imediatas de mais um possível engano, alicerçado em mais uma promessa adiada. No entanto, após aturadas investigações, nomeadamente através dos serviços secretos das várias células espalhadas pelo mundo, foi possível a constatação de que o projecto já avançou para o terreno na Irmandade do Reino Nipónico. Os triviais helicópteros do século XX foram há muito abandonados e em magna assembleia da Irmandade de Sancto Benedicto de Olissipo foi idealizada a transformação do Reino Esquecido num projecto-piloto para a avaliação da eficiência dos novos médicos e enfermeiros voadores. Até lá, será reaberto à circulação o troço da Linha do Tua entre Carvalhais e Bragança. Por falta de carris e restantes estruturas de suporte ao transporte ferroviário, e para aproveitamento das trincheiras já abertas há mais de um século, foi aprovado, como forma de agradecimento à paciência dos transmontanos, aplicar as verbas destinadas ao Túnel do Marão na aquisição de equipamentos de transporte que estão na vanguarda dos serviços primários de saúde.
Caso haja discordância dos mais resistentes, a Irmandade deixou em aberto duas alternativas... A outra alternativa é demasiadamente mórbida para ser mencionada... Será que valeu mesmo a pena o Martim Gonçalves de Macedo ter sido um herói?... Terá João Afonso Pimentel, o alcaide de Bragança por alturas de Aljubarrota, sido um traidor à pátria ou um visionário da sua época, quando tomou o partido de Castela? A mais de 600 anos de distância, já pressentiria o ostracismo a que seria votada a sua região ao longo dos séculos vindouros? Ou já teria conhecimento dos procedimentos da Irmandade? Já existiria na altura algum projecto acerca da virtualidade dos helix pteron INEM?... Adeus, até ao meu regresso... Acabei de ser atingido pelo holograma de uma hélice...

Sem comentários: